Ministro Daniel Ferreira (centro) anunciou o repasse de recursos para ações de defesa civil em duas cidades alagoanas, Foto: Ângelo Miguel/MDR
Ministro Daniel Ferreira (centro) anunciou o repasse de recursos para ações de defesa civil em duas cidades alagoanas, Foto: Ângelo Miguel/MDR

AL: Governo Federal anuncia recursos para cidades afetadas por chuvas intensas

Ministro Daniel Ferreira sobrevoou nesta sexta-feira (27) os municípios de Alagoas mais atingidos pelo desastre. Defesa Civil Nacional está na região para apoiar todos os estados castigados pela chuva

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional está acompanhando de perto a situação das fortes chuvas que atingem o litoral do Nordeste do País.

Nesta sexta-feira (27), o ministro Daniel Ferreira sobrevoou cinco cidades alagoanas afetadas pelo desastre: Feliz Deserto, Rio Largo, Barra de São Miguel, Coruripe e São Miguel dos Campos. 

Em seguida, o ministro participou de uma coletiva de imprensa, em Maceió, e anunciou a liberação de R$ 2,5 milhões para os municípios de Rio Largo e São Miguel dos Campos em breve.  

Durante a coletiva, o ministro reforçou o apoio financeiro do MDR aos estados afetados pelas chuvas e detalhou como os recursos são usados nesse primeiro momento após o desastre.

“Nessas situações, o primeiro recurso que o ministério libera é para socorro e assistência humanitária. O repasse é para a compra de cestas básicas, água, colchões e kits de limpeza e de higiene para que as pessoas que ficaram desalojadas possam ter o mínimo de conforto.” 

Nesta sexta, o MDR reconheceu a situação de emergência em nove cidades do estado de Alagoas afetadas pelas chuvas. São elas: Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Roteiro, Rio Largo, Penedo, Santa Luiza do Norte e Marechal Deodoro. 

A medida foi tomada por procedimento sumário, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O objetivo é acelerar as ações federais de resposta.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.