Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Votação durante eleições municipais deste ano deve durar uma hora a mais, diz Barroso

Objetivo da medida é diminuir a propagação do novo coronavírus. TSE também estuda reservar horário para votação de pessoas do grupo de risco

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Devido à pandemia do novo coronavírus, o período de votação nas eleições municipais deste ano deve ser estendido em ao menos uma hora. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso declarou que estuda a possibilidade do pleito ser realizado das 8h às 18h. Também é analisada a possibilidade de que a votação seja separada por faixa etária.

Covid-19 pode adiar eleições municipais? Conheça as opções em discussão

Eleições Municipais: Comícios e eventos com aglomerações podem ser proibidos

Os primeiros horários de votação seriam separados para quem tem 60 anos ou mais e para pessoas que fazem parte dos grupos de risco. A ideia é evitar aglomerações nos locais de votação, o que poderia aumentar a transmissão do novo coronavírus.

O ministro Barroso também pediu que a pessoas vão até os locais de votação de forma mais distribuída. Nas últimas eleições, o tribunal registrou maior movimentação no início do período de votação, às 8h e próximo ao fim, às 17h.

O TSE já anunciou que neste ano não haverá a necessidade de identificação biométrica para diminuir a chance de contágio por covid-19. Também é elaborado um protocolo de segurança para garantir a realização da eleições municipais.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.