Laboratório. Foto: Agência Brasil.
Laboratório. Foto: Agência Brasil.

UFPR anuncia avanço no desenvolvimento de vacina contra a covid-19

A perspectiva é que o estudo possa ser finalizado até o ano que vem

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) avançou no desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19. A perspectiva é que o estudo possa ser finalizado até o ano que vem. A tecnologia utiliza parte de material do próprio vírus. Um gene é escolhido e é recombinado com partículas e sintetizado em um biopolímero, então é injetado no paciente para estimular a produção de anticorpos.

Dados preliminares indicaram que a vacina pode ter uma eficácia maior do que a Oxford/AstraZeneca. Pelos cálculos dos responsáveis, o imunizante poderia ter baixo custo, de entre R$ 5 e R$ 10 cada dose. 

Compra de vacina por empresas avançaria a fila de prioridades do SUS, diz Nelsinho Trad

Saúde atualiza projeção contratual de entrega de doses da vacina Covid-19

A taxa de eficácia só será confirmada após o fim dos estudos, especialmente aqueles em humanos na fase clínica. Atualmente, o projeto está na fase de testes de eficácia em animais e de análises como testes toxicológicos. O imunizante poderá chegar à fase dos ensaios clínicos em humanos em até seis meses. Esse cronograma depende da capacidade de dar andamento aos demais ensaios que precisam ser feitos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.