TRABALHO: Câmara aprova urgência para tramitação da reforma Trabalhista

Com a aprovação da urgência, a proposta deve ser votada na comissão especial que discute o assunto na próxima terça-feira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O pedido de urgência para acelerar a tramitação da reforma Trabalhista, foi aprovado na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira. 287 deputados votaram a favor. Ou seja, foram 30 votos a mais que o necessário para aceitar o requerimento, já que para isso eram necessários 257. O número de parlamentares que votaram contra a urgência chegou a 144.

Com a aprovação, o prazo para apresentação de emendas foi reduzido. Em vez de aguardar até a próxima quarta-feira, com estava previsto antes, a comissão especial que discute o tema pode acatar as sugestões até as seis horas da tarde da próxima segunda-feira (24).

Para a deputada federal Carmen Zanotto, do PPS catarinense, o momento atual exige mudanças no setor.

TEC/SONORA: Carmen Zanotto, deputada federal (PPS-SC)

“Nós precisamos avançar e sempre é bom, nos momentos de crises que estamos vivendo no país, conseguir recuperar a capacidade do setor produtivo brasileiro. Mas para isso, a gente sempre precisa zelar pelo conjunto de direitos dos trabalhadores. Precisamos avançar na legislação? Precisamos. Mas sempre com esse zelo, em especial para os menos favorecidos que é a classe trabalhadora.”

LOC.: O professor do Departamento de Economia da PUC-RJ, José Márcio Camargo, garante que as mudanças propostas não prejudicam os direitos dos trabalhadores. E que na verdade, a população vai ser beneficiada porque mais empregos podem ser gerados no país.

TEC/SONORA: José Márcio Camargo, professor do Departamento de Economia da PUC-RJ

“Na prática, o que vai mudar é que os empresários vão ter uma capacidade maior de definir quanto custa um trabalhador e, por outro lado, isto significa que ele vai ter uma maior disponibilidade para empregar mais trabalhadores, o que vai gerar uma redução na taxa de desemprego no longo prazo.”

LOC.: O relator da reforma Trabalhista, deputado federal Rogério Marinho do PSDB potiguar, disse que, com a aprovação da urgência, a proposta deve ser votada na comissão especial que discute o assunto na próxima terça-feira (25). E na quarta-feira (26), no plenário.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.