TAPEROÁ (PB): Vacinação contra o vírus HPV está baixa em Taperoá, meninas de 11 a 13 anos devem tomar a segunda dose

Meninas de 11 a 13 anos que moram na cidade de Taperoá precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Meninas de 11 a 13 anos que moram na cidade de Taperoá precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. O município imunizou apenas 32 por cento das adolescentes. A meta do Ministério da saúde é de 75 por cento. A vacina é de graça e não há contraindicação. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra a importância de se tomar as três doses da vacina.

SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa

“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”


REPÓRTER: O Ministério da Saúde orienta que as meninas devem seguir o calendário com os intervalos. As doses são aplicadas em três etapas: a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e a última, cinco anos após a primeira dose. A unidade de vacinação da Rua Pedro de Farias, número 184, no centro de Taperoá está funcionando de segunda à sexta-feira para conseguir vacinar todas as meninas com idades de nove a 13 anos. É importante levar o cartão de vacina.

Reportagem, Rodrigo Santos

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.