SÍNDROME DE DOWN: Pessoas com a síndrome podem viver normalmente, mito ou verdade?

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Nascer com Síndrome de Down não significa incapacidade. Algumas tarefas podem levar um tempo maior para serem aprendidas. Mas por outro lado as habilidades se desenvolvem mais rapidamente quando feitas as orientações e estímulos corretos. Afinal, pessoas com Síndrome de Down podem viver normalmente? A coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brigido, esclarece: isso é verdade!

SONORA: Odília Brigido, coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

“Qualquer criança independente de ter Síndrome de Down ou de ter outra deficiência, ela tem o direito de ir à escola. Ela tem o direito de participar da vida social, ela tem direito a brincar na sua comunidade. Ela tem direito ao transporte. Ela tem direito a tudo que a vida oferece. E na verdade o desenvolvimento da criança, principalmente com Down, quanto mais cedo você faz a intervenção precoce, quanto mais você acolhe essa criança num serviço de saúde, mais chance ela tem de desenvolver”.

REPÓRTER: Desenvolver, estudar, praticar esportes, trabalhar, se casar e tudo o que quiser. Síndrome de Down não significa impedimento para nada. Todo investimento para o desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down resulta em uma melhor qualidade de vida.

Reportagem, Erika Braz.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.