Governo Federal
Governo Federal

Segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa alcança 93% dos animais, em Sergipe

Criadores que não regularizarem a situação podem ser impedidos de comercializar seus rebanhos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Cerca de 93% dos animais foram vacinados contra a Febre Aftosa durante a segunda etapa da campanha de imunização em Sergipe. De acordo com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), mais de 408 mil cabeças de gado receberam a vacina. Os dados se referem à segunda etapa de vacinação, que ocorreu em novembro, apenas para bovinos e bubalinos com 24 meses de idade. 

Em junho, 96,1% do rebanho de todas as idades foi imunizado na primeira etapa da cobertura vacinal. A Emdagro afirma que Sergipe mantém o status de área livre da febre aftosa há 25 anos e que, caso o estado permaneça com um índice tão alto de imunização, a obrigatoriedade da vacina poderá ser retirada. Neste caso, o estado alcançaria o status de área livre da doença sem vacinação. 

Prazo para preencher CAR e garantir benefícios do Programa de Regularização Ambiental termina no dia 31 de dezembro

Governo quer ampliar tecnologia na agricultura com incentivos fiscais

Os criadores que não vacinaram seus rebanhos e não fizeram a declaração de vacinação junto à Emdagro serão penalizados. A multa é de R$ 3,11 por cabeça para autorização da compra da vacina e mais R$ 3,11 para regularizar a situação. Caso não regularize, o criador não vai poder comercializar o seu rebanho, por não conseguir emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.