SAÚDE: Profissionais de saúde são capacitados na reabilitação de crianças com microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

 

 

REPÓRTER: Fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos e enfermeiros que atuam na reabilitação de crianças com microcefalia na rede pública de saúde terão  Curso de Estimulação Precoce. O curso está sendo oferecido à distância pelo Ministério da Saúde.  Ele terá a duração de 120 horas-aula e será dividido nos módulos estimulação precoce; desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos; uso de tecnologias assistivas e participação familiar no desenvolvimento da criança.  Para acessar o conteúdo, é preciso fazer um cadastro na página do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS na internet. Os alunos deverão assistir às aulas virtuais e realizar atividades pedagógicas.  Os profissionais de saúde poderão acessar o conteúdo nos dias e horários que forem melhores para cada um.   O objetivo da atividade é amenizar os danos causados às crianças atingidas pela microcefalia em decorrência de infecção pelo vírus Zika em todo o país. Para as gestantes e mulheres que pretendem engravidar em breve a orientação é usar repelentes para se proteger do mosquito, como ressaltou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

Se quer engravidar faça um planejamento como em qualquer época. Fazer o pré-natal e o planejamento da gravidez. No momento em que nós estamos vivendo, que há uma epidemia de zika, que causa microcefalia, uma enfermidade da mais alta gravidade. Tomem todas as preocupações possíveis e imagináveis. Não pode ter descuido de nada”.

REPÓRTER: O curso é uma parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O acesso ao conteúdo é pelo seguinte endereço: ufrn.unasus.gov.br . Repetindo: ufrn.unasus.gov.br. Para saber mais  sobre o Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

 

Reportagem, Ana Paula Oliveira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.