SÃO PAULO (SP): Na zona Leste, tendas de saúde atendem moradores com suspeita de dengue, chikungunya e vírus Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os moradores de Cangaíba e Lajeado, na zona Leste da cidade, contam com duas tendas de apoio ao atendimento de pacientes com suspeita de dengue, chikungunya e zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

As estruturas funcionam de segunda a sábado, das sete horas da manhã às sete horas da noite. Nelas, a população pode realizar a triagem, atendimento clínico, medicação e hidratação, além do hemograma, que é o exame para verificar nível de plaquetas no sangue e da gravidade dos casos.

As tendas têm especialistas de diversas áreas de saúde: clínicos gerais, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Cada uma delas pode atender até 150 pacientes por dia. A prioridade são os casos com registros de febre, dores ou manchas na pele, diagnosticadas pelas equipes das duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ficam próximas às estruturas.

O plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo prevê a instalação de até 14 tendas em toda a cidade. Os endereços das tendas são:

Unidade Lajeado: Estrada do lajeado velho, n° 76 – Vila Minerva.

Unidade Cangaíba: Avenida Cangaíba, n° 3722 – Cangaíba.

Para saber mais sobre o Aedes aegpyti, acesse: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.