Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

RS: Retração econômica no estado pode ser de 10%, aponta estudo

O levantamento considerou indicadores que envolvem, por exemplo, a arrecadação de ICMS, a emissão de notas fiscais eletrônicas e até o volume de veículos de passeio e de transportes cruzando por praças de pedágio

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A retração do Índice de Atividade Econômica do Banco Central para o Rio Grande do Sul (IBCR-RS) poderá ser na ordem de 10%, se levado em conta a retomada gradativa dos índices de atividade pré-pandemia. É o que revela estudo desenvolvido no âmbito do Comitê de Dados do governo do estado. O levantamento aponta que mesmo em cenários menos pessimistas, 2020 será pior do que 2015, quando o país viveu o pico de uma recessão.

Crise nos municípios deve reaquecer agenda de reformas administrativas

Afetadas pela pandemia, 3,5 milhões de micro e pequenas empresas poderão parcelar débitos fiscais

Municípios brasileiros tentam driblar a crise econômica e mantêm empregos com iniciativas locais

O estudo considerou indicadores que envolvem, por exemplo, a arrecadação de ICMS, a emissão de notas fiscais eletrônicas e até o volume de veículos de passeio e de transportes cruzando por praças de pedágio. Caso a situação se agrave, e o isolamento social permaneça nos padrões atuais até o fim do ano, a queda do IBCR-RS deve ultrapassar 14%.

Em um cenário ainda mais complicado, em que as medidas de isolamento fossem iguais as estabelecidas em março deste ano, a queda na atividade econômica poderá atingir a marca de 16%. Sendo assim, o estudo considera que, diante do quadro, o início da retomada seria possível apenas em 2021. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.