RORAIMA: Estado busca superar desafios para aumentar taxas de vacinação contra HPV.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG).
 
LOC: Em Roraima, até o mês de agosto, apenas oito mil adolescentes de 9 a 11 anos tomaram a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, vírus que é um dos grandes responsáveis pelo surgimento do câncer do colo do útero em mulheres adultas, conforme dados são do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o volume representa 52% do total de quinze mil e oitocentas meninas desta faixa etária aptas para vacinação. Oito das 15 cidades registraram taxas médias de apenas 36% de garotas vacinadas, na primeira etapa da mobilização contra o vírus. São elas: Alto Alegre, Iracema, Cantá, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Rorainópolis e São Luiz. A Secretaria de Saúde considera que os números deste ano, estão bem abaixo dos registrados em 2014, quando quase 100% das meninas foram vacinadas com as duas doses da vacina. De acordo com a gerente do núcleo estadual do Programa Nacional de Vacinação, Amanda Antunes, o motivo da pequena procura pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde do SUS está relacionado com a falta de informação de algumas famílias sobre a importância da vacina.
 
TEC: Amanda Antunes, gerente do núcleo estadual do programa nacional de vacinação.
 
“Há um pouquinho de resistência, os pais as vezes não conseguem entender direito qual é o propósito da vacina. Eles acabam pensando que só toma a vacina quem já início da vida sexual, o que é o contrario. A vacina é feita para as meninas que ainda não tiveram o inicio da vida sexual . Então acaba tendo um pouquinho de resistência.”

LOC: E para bater a meta de 80% de jovens imunizadas com a segunda dose, a gerente informa que o estado tem desenvolvido ações de mobilização e sensibilização de adolescentes, pais e responsáveis para a importância da vacina para o controle do câncer do colo do útero. Amanda Antunes explica que as vacinações também têm ocorrido nas escolas públicas e particulares do estado.
 
TEC: Amanda Antunes, gerente do núcleo estadual do programa nacional de vacinação.
 
“A vacinação ocorre com a estratégia mista que é indicada pelo ministério da saúde que funciona nas escolas e nas UBS que são as unidades básicas de saúde. Nas escolas é feito as campanhas, levando o termo de recusa para os pais assinarem, ou não, no caso se eles permitem que as meninas tomem a vacina e é realizada a vacinação nas escolas e nas unidades básicas de saúde.”
 
TEC: Trilha (BG).
 
LOC: A comerciante Joelma da Silva Baptista levou sua filha, Maria, de 10 anos, para ser vacinada no posto de saúde do bairro em que mora em Boa Vista. De acordo com Joelma, um caso de câncer na sua família fez com que ela ficasse atenta com o perigo do HPV.
 
TEC: comerciante Joelma da Silva Baptista.

“Na minha família, já teve caso de câncer, né? É muito triste, porque não sofre só a pessoa que tem câncer. Sofre a família inteira. Como a gente tem caso na família, a gente tem medo.”
 
LOC: Conforme dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, quatro mil cento e noventa e cinco mulheres morreram de câncer do colo do útero na região Norte. A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.