RIO GRANDE DO SUL: Municípios da região norte e nordeste recebem atenção especial contra Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que o estado do Rio Grande do Sul registrou, até o fim de outubro deste ano, a proporção de quase 28 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde do estado, Marilina Bercini, as regiões metropolitana, norte e noroeste recebem atenção especial. Ela destaca quatro municípios das três regiões que recebem uma maior concentração de esforços na luta contra a Dengue.

TEC/SONORA
: Marilina Bercini, subsecretária de Vigilância em Saúde.

“A região metropolitana que é Porto Alegre, que é sempre uma preocupação, é a capital. Nós temos o município de Ijuí, que foi o que mais apresentou casos na história de dengue no estado, que faz 10 anos que temos dengue autóctone no estado, em 2010 foi a cidade que mais apresentou casos da doença, e esse ano voltou a apresentar altos casos, é uma cidade que nos preocupa. A cidade de Santa Rosa, no noroeste do estado também, e tem um município da região norte, que apresentou um alto número de casos, que é a cidade de Frederico Westphalen.”


LOC: Para a subsecretária, esses municípios são citados por conta de uma alta incidência, mas não são os únicos. Ela afirma que todas as cidades pertencentes às três regiões estão sendo assistidas pelo poder público do estado, pois possuem características que propiciam a infestação do mosquito.

TEC/SONORA: Marilina Bercini, subsecretária de Vigilância em Saúde

“Então esses quatro municípios recebem uma atenção especial, mas temos um olhar para todos os municípios que a gente conhece dessas três regiões. A gente sabe que por uma questão de clima e de organização urbana, elas possuem essa questão da infestação de forma muito presente.”


LOC: A população do estado, não somente da região metropolitana, norte e noroeste, precisa estar atenta à possíveis focos de proliferação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Acesse saude.gov.br/combateaedes  e veja dicas para evitar criadouros do mosquito. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.