POLÍTICA: Reforma da Previdência segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A comissão especial que analisa a reforma da Previdência no Congresso Nacional votou, nesta terça-feira (9), os destaques apresentados pelos partidos para mudança do texto do relator Arthur Maia, do PPS baiano. O texto principal do relatório da reforma da Previdência foi aprovado na semana passada, mas aguardava a votação dos destaques antes de ser encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados.
 
O líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), está confiante que a reforma da Previdência deve ser votada no plenário da Casa em poucos dias. Ele lembra que o texto aprovado na comissão preserva os direitos adquiridos do trabalhador.
 
SONORA: Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Dep. Aguinaldo Ribeiro, PP-PB
 “Eu diria que estamos próximos da data. Vamos fazer aquele trabalho de dar conhecimento do texto para que a maioria dos parlamentares tome conhecimento, de que essa é uma reforma que ela , sobretudo, garante os direitos adquiridos, ela no futuro preserva os mais pobres e os mais vulneráveis. Eu tenho certeza que na hora que a sociedade tiver conhecimento disso, e ver isso de forma clara no texto, eu tenho certeza que ela dará apoio a essa reforma”.
 
LOC: Os parlamentares da base do governo entram agora no processo de convencimento dos indecisos para garantir o mínimo de votos para a aprovação da reforma da Previdência no plenário da Câmara. O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) acredita que o governo conseguirá juntar cerca de 330 votos a favor da aprovação da reforma.
 
SONORA:  Darcísio Perondi, deputado federal (PMDB-RS)
 
“Com o relatório pronto, nós vamos trabalhar deputado a deputado. O líder vai fazer isso, os ministros vão fazer isso. Qual é a dúvida do deputado? O quê o deputado precisa para chegar em duas ou três semanas com segurança de 330”.      
 
LOC: Um dos pontos discutidos na comissão da reforma da Previdência foi a aposentadoria dos trabalhadores rurais. O texto aprovado prevê que os trabalhadores rurais contribuam com a Previdência por 15 anos, mas sem serem obrigados a buscar declaração para comprovar a condição de trabalhador rural junto ao sindicato. O economista do Departamento de Assuntos Fiscais e Sociais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima, afirma que a medida vai facilitar a aposentadoria do trabalhador rural no país.
 
TEC/SONORA: Arnaldo Lima, economista do DAFS do Ministério do Planejamento
 
“Eu diria que essa reforma é muito benéfica para o trabalhador rural. O que a gente está pretendendo? Fazer com que esse trabalhador rural tenha uma contribuição individual sobre o salário mínimo. Uma contribuição mínima sem a necessidade de ter essa comprovação do sindicato. Então o próprio recurso que ele gastava com o sindicato, agora vai destinar à Previdência para que ele tenha o seu benefício reconhecido.”
 
LOC: A reforma da Previdência precisa de 308 votos favoráveis na Câmara dos Deputados, em dois turnos, antes de seguir para análise dos senadores.
 
Com a colaboração de Cristiano Carlos, reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.