Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa do Nesp vai analisar perfil e práticas de agentes de saúde

Estudo surgiu da necessidade de realizar um levantamento do perfil social, demográfico, econômico, cultural e profissional dos ACS e ACE

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) já deu início ao Estudo Multicêntrico sobre o Perfil dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A pesquisa contará com métodos quanti e qualitativos e incluirá condições socioeconômicas, culturais e demográficas.

O estudo é feito em parceria com o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (LabECoS) e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs). A intenção é promover a valorização desses profissionais e desenvolver instrumentos que auxiliem o aprimoramento das competências e práticas dos agentes, contribuindo, assim, para a melhoria dos processos de cuidar da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades.

Os agentes podem participar respondendo ao questionário on-line disponível no site do Conacs, ou na página do Nesp. Os resultados alcançados vão contribuir para a definição de diretrizes e fortalecimento das atribuições dos agentes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.