Agência Brasil
Agência Brasil

Novas obras de saneamento básico no rio Pinheiros vão beneficiar quase 500 mil pessoas e gerar 3,7 mil empregos

Moradores das sub-bacias Cordeiro, Cachoeira/Morro do “S”, Baixo Pirajussara-Antonico e Pirajussara-Poá/Taboão vão ter melhoria na coleta e tratamento de esgoto

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Sabesp assinou os últimos contratos para execução das obras de esgotamento sanitário do Novo Rio Pinheiros. O programa prevê intervenções de saneamento básico e socioambientais e tem o objetivo de devolver o rio Pinheiros limpo à população até 2022. As obras vão beneficiar quase 490 mil pessoas e gerar mais de 3,7 mil empregos. 

Os quatro contratos assinados têm um valor de R$ 459 milhões e vão melhorar a coleta e o tratamento de esgoto de 164 mil imóveis que ficam nas sub-bacias Cordeiro, Cachoeira/Morro do “S”, Baixo Pirajussara-Antonico e Pirajussara-Poá/Taboão. 

Saneamento básico: “2033 é uma data muito otimista”, afirma presidente do Trata Brasil sobre universalização dos serviços de água e esgoto

“Marco legal do Saneamento facilita a universalização dos serviços e acelera concessões”, afirma Fábio Abrahão

Senado aprova novo marco do saneamento e abre caminho para atrair investimentos privados no setor

Em maio, a Sabesp e o governo de São Paulo já haviam assinado seis contratos para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto para mais 280 mil imóveis na região da bacia do rio Pinheiros. Além disso, outros empreendimentos em torno do projeto ocorrem desde o ano passado. 

As obras do Novo Rio Pinheiros vão beneficiar cerca de 3,3 milhões de pessoas, que vivem nos municípios de São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra. Ao todo, 532 mil imóveis serão ligados à rede de coleta de esgoto. O custo previsto é de R$ 1,7 bilhão. 

Além da coleta e do tratamento, as obras do Novo Rio Pinheiros incluem ações de desassoreamento, aprofundamento do rio, coleta e destinação de resíduos sólidos, revitalização das margens e educação ambiental.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.