Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

MS: Procura por testes rápidos para Covid-19 cai 63% na capital e preocupa autoridades locais

A médica infectologista, integrante do COE/MS, Mariana Croda, afirma que a não realização das testagens é um sinal ruim para a saúde pública

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

As autoridades públicas do Mato Grosso do Sul externam uma preocupação relacionada à exposição da população aos riscos da Covid-19. No último feriado, as cenas em algumas cidades do estado eram de aglomeração em meio a um cenário que ainda preocupa por causa do novo coronavírus.

Além disso, houve uma redução de 63% na procura de testes rápidos e 40% nos testes de RT-PCR em Campo Grande. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, entende que esta baixa em relação a testagem causa um sinal de alerta. Segundo ele, “a população está perdendo o medo da doença, e ao mesmo tempo, há uma parte importante que acredita que a doença pode ser vencida, mas não é isso que está acontecendo”.

CNS alerta para lentidão na utilização de recursos ao combate da Covid-19

Portaria atualiza repasses do Piso Fixo de Vigilância em Saúde

A médica infectologista, integrante do COE/MS, Mariana Croda, afirma que a não realização das testagens é um sinal ruim para a saúde pública. Além disso, ela apresenta outras hipóteses que podem contribuir para esse não comparecimento, como a diminuição do número de sintomáticos, negligência e perda do temor à doença ou ainda uma melhora da curva.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.