Divulgação
Divulgação

Mesmo na quarentena, Banco de Leite Humano da Santa Casa de Bagé consegue manter bom estoque

O número de doadoras de leite materno caiu 5% em todo o país por conta do temor da pandemia do novo coronavírus, mas as mães de Bagé não interromperam o ato de solidariedade.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O número de doadoras de leite materno caiu 5% em todo o país por conta do temor da pandemia do novo coronavírus, mas as mães de Bagé não interromperam o ato de solidariedade. O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Caridade de Bagé conseguiu manter o estoque em dia para atender os bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados na UTI neonatal. Isso não quer dizer que a unidade não precisa de doações, já que o leite materno é essencial para a ajudar na sobrevivência e recuperação dos pequenos que nascem o ano todo.

O Banco de Leite Humano de Bagé existe na Santa Casa desde 2008 e coleta por mês entre 40 e 70 litros, tanto das mães cujos bebês estão internados quanto de mães que oferecem seu leite materno como solidariedade. Segundo Sirlei Strotkamp, auxiliar de enfermagem e uma das responsáveis pelo trabalho no Banco de Leite Humano, a situação do estoque leite materno no final de maio está satisfatória para os 12 recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão na Unidade Neonatal e que felizmente as mães de Bagé entendem a importância de doar o ano inteiro. Segundo ela, todas as mães que são atendidas na unidade, muitas vezes para receber orientação sobre a amamentação, descobrem a importância da doação de leite materno e avisam outras mães, que acabam formando uma rede de solidariedade no município.

As mães lactantes que desejam fazer uma doação no Banco de Leite Humano devem procurar a Santa Casa, na Rua Gomes Carneiro, 1.350, no Centro. Não é preciso marcar horário de atendimento. Quem quiser primeiro se informar sobre a coleta, pode também ligar no número 3242-3200. O horário de funcionamento da unidade vai de 7h às 19h.

Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, explica que a doação de leite materno é necessária o ano todo, pois o alimento é de extrema importância para o recém-nascido, principalmente os prematuros e osde baixo peso. Isso porque o alimento apresenta potencial nutricional e imunológico para a sua evolução, além de prevenir problemas respiratórios e gastrointestinais.

“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance de a criança desenvolver as chamadas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, colesterol alto, pressão alta e obesidade. E esses efeitos perduram até mesmo na vida adulta.”

Fernanda Del Moro Medina fez como tantas outras mães que foram ao Banco de Leite Humano da Santa Casa para buscar orientações sobre amamentação. Depois de dar à luz em fevereiro, descobriu com as técnicas de enfermagem a melhor maneira de amamentar sua filha e, ao mesmo tempo, aprendeu sobre a importância de doar leite materno. 

"Ser doadora é um gesto de solidariedade. Eu recebi a graça de poder amamentar minha filha e como uma forma de agradecimento eu faço a doação do meu leite para os bebezinhos que estão hospitalizados. Porque eu sei a importância que é o leite materno.” 

Além da unidade na Santa Casa, o estado tem outros 10 Postos de Coleta de Leite Humano que fazem parte da Rede de Bancos Leite Humano. Para encontrar a unidade mais próxima, entre em contato com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Centro de Referência no Rio Grande do Sul, pelo telefone (51) 3214-8000. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.