MARANHÃO: Metade dos imóveis do estado ainda devem ser visitados no combate ao mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As autoridades e população maranhenses estão preocupadas na luta contra o mosquito da Dengue. O estado tem mais de dois milhões de imóveis e somente 50% dessas casas e prédios foram visitados no último ciclo, que corresponde ao mês de novembro. Para reduzir o número de imóveis não visitados, alguns dos 217 municípios do Maranhão adotaram mais uma medida para ajudar a completar as vistorias nos imóveis de difícil acesso. Agentes de endemias deixam notificações com telefone da vigilância epidemiológica para que o morador faça contato e informe quando poderá receber o agente em casa. De acordo com o supervisor estadual do Controle da Dengue, Nilton Alves, essa é uma alternativa a mais para contribuir na cobertura dos imóveis do estado.

TEC/SONORA: Nilton Alves, supervisor do Controle da Dengue do Maranhão

“É feito um trabalho paralelo recuperando os imóveis que forem possíveis.
Têm municípios que já, de uma forma inovadora, colocaram as cartinhas naqueles imóveis fechados, já fizeram uma cartinha padronizada com contato da Vigilância. “Para que os moradores possam ligar para a Vigilância, para retornarmos a esse imóvel que está fechado.”

LOC: O supervisor do controle da Dengue do Maranhão, Nilton Alves, explica também que, um dos motivos que atrapalham a completar a vistoria é o caso dos proprietários que passam muito tempo longe do imóvel, por motivo de trabalho ou lazer.
 
TEC/SONORA: Nilton Alves, supervisor do Controle da Dengue no Maranhão
 
“Por exemplo, às vezes, a população tem o costume de sair para ir para o centro das cidades, por causa da questão de possuir outra propriedade. Aí, deixa o outro imóvel fechado a semana inteira. Então fica difícil também.“

LOC: O Maranhão já confirmou mais de 21 mil e 100 casos de Dengue, Chikungunya e Zika este ano. O mosquito que transmite essas doenças pode estar em casas fechadas ou abandonadas do seu município. Se você sabe de algum imóvel que possa ter focos do mosquito, entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicite a visita de um agente. Não podemos deixar o mosquito nascer e prejudicar mais vidas. Faça a sua parte nesse combate. Para saber mais acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é: 
saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.