MAIS MÉDICOS: Para 41% da população atendida, o aumento do número de consultas é destaque do programa

Pesquisa do Ministério da Saúde realizada com usuários do SUS mostra que a qualidade da assistência à população melhorou com a chegada dos profissionais do Programa Mais Médicos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Pesquisa do Ministério da Saúde realizada com usuários do SUS mostra que a qualidade da assistência à população melhorou com a chegada dos profissionais do Programa Mais Médicos. Em respostas espontâneas sobre as melhorias que o Programa trouxe aos serviços de saúde, 41% dos entrevistados disseram que o número de consultas aumentou nas unidades básicas de saúde e 60% deles destacaram como fator importante o cumprimento da carga horária pelo médico. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, destaca outros pontos avaliados e diz que a população está se sentindo mais segura em relação ao atendimento básico de saúde:

SONORA: secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde - Hêider Pinto

“Além dos 46% que apontaram para ampliação do acesso a consultas e mais atendimentos, outros 14% destacaram a estabilidade do médico no município e a pouca rotatividade, mostrando que um dos grandes problemas da atenção primária no Brasil era justamente o que a gente chama de insegurança assistencial quando a população não tinha certeza se, na próxima semana, você poderia fazer uma consulta de retorno porque você não tinha certeza se haveria ou não haveria médico naquela unidade básica de saúde.”

REPÓRTER: Este ano, o Programa Mais Médicos vai chegar ao total de mais de 18 mil e 200 médicos, ampliando a assistência em atenção básica para 63 milhões de brasileiros. Além disso, o Programa também prevê investimento em infraestrutura e formação profissional. De acordo com secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Hêider Pinto, essas ações refletem o compromisso com a saúde pública do país:

SONORA: secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde- Hêider Pinto

“Mostram que o Mais Médicos não é só um sucesso para a cobertura da população, não é só um sucesso na satisfação de gestores, usuários e trabalhadores é também um Programa que já começa, antes do tempo, a ter resultados importantíssimos na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.”

REPÓRTER: As entrevistas para o estudo sobre a melhoria da assistência à saúde com o Mais Médicos foram realizadas entre novembro e dezembro de 2014 com 14 mil pessoas de 699 municípios atendidos pela Programa. A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e Ipespe.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.