FERREIRA GOMES (AP): Município está em situação de risco no que se refere à Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A cidade de Ferreira Gomes notificou, neste ano, 43 casos de Dengue, sendo que nove foram confirmados. Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, até agora não teve nenhum caso de Zika. Com relação à Chikungunya, foram confirmados dois casos. De acordo com o último levantamento, o índice de infestação do mosquito transmissor das doenças foi de 6,3%, número acima do que é permitido, que é de 1%. Ou seja, o município está em situação de risco e se a população não fizer a sua parte, pode haver um surto de Dengue, Zika e Chukungunya na cidade. Por isso, o governador do Amapá, Waldez Góes, faz um apelo para que a população do Estado continue fazendo a sua parte.

TEC/SONORA: Waldez Góes, governador do Estado do Amapá.
“É tarefa de todos, sem distinção, do Oiapoque ao Jari, a mobilização de combate ao mosquito. Se cada um de nós, cidadãos, junto com os nossos filhos, com as nossas esposas, com nossos amigos, cuidarmos do ambiente que nós convivemos no dia a dia, nós controlamos o mosquito em todo o Brasil, e aqui, sobretudo, no meu torrão amapaense.”

LOC: O trabalho dos agentes de combate à Dengue, Zika e Chikungunya contribui de forma significativa para a melhoria da saúde da população. Estes profissionais passam o dia fazendo vistorias em casas, depósitos, estabelecimentos comerciais e terrenos, sempre a procura de objetos e locais que acumulam água. Tudo deve ser inspecionado para que nada passe despercebido. Mas, muitas residências do município não foram inspecionadas porque os moradores se recusam a abrir a porta para eles, como explica o Secretário de Saúde de Ferreira Gomes, Pedro do Socorro Dalmácio Rodrigues.
TEC/SONORA: Pedro do Socorro Dalmácio Rodrigues, Secretário de Saúde de Ferreira Gomes.
“A gente verifica que há muita resistência da própria comunidade, que não permite a fiscalização dos nossos agentes que passam, 1,2,3 vezes na sua residência... E o recado que eu deixo é que eles possam estar recebendo os nossos agentes, que a gente possa estar fazendo o nosso trabalho de visita domiciliar, conscientizando, verificando os possíveis criadouros para a gente estar eliminando... fazendo a fiscalização dos seus quintais e todos aqueles depósitos que possam estar sendo hospedeiro da larva do mosquito Aedes Aegypti possa ser eliminado também.”

LOC: Bom, todo mundo já conhece o que fazer para eliminar os focos do mosquito e agora, o que deve ser feito, é continuar tomando medidas de prevenção e tirar dez minutinhos na semana para fazer a vistoria na sua casa, como explica o Coordenador de Endemias de Ferreira Gomes, Mário Passos dos Reis.

TEC/SONORA: Mário Passos dos Reis, Coordenador de Endemias de Ferreira Gomes.
“A população tem que ajudar, mantendo seus quintais limpos. Tire pelo menos dez minutos na semana, para fazer uma vistoria nos seus quintais.”

LOC: O motorista Arinaldo Ferreira, de 48 anos, mora no bairro da Montanha, que é o local mais infectado pelo mosquito. Ele conta que teve Dengue e sente sequelas até hoje.

TEC/SONORA: Arinaldo Ferreira, 48 anos, motorista.
“Foi uma experiência muito ruim, porque eu tive muitas dores no corpo, bastante dor mesmo. Doía meu corpo todo. Me dava muito frio, muita dor de cabeça. Eu pensei que ia até quebrar os meus ossos, de tanta dor que dava e frio. Eu fiquei com problema de audição. Hoje, para eu deitar a noite, se eu deitar no lado esquerdo, eu sinto dificuldade para escutar as coisas. E também o meu olfato, né? Eu sinto muito pouco cheiro, sinto muito pouco... Até hoje eu falo que eu fiquei com sequelas por causa disso. Se todo mundo ajudar, não vai sentir o que eu senti.”

LOC: E não se esqueça que você também pode ajudar! Cuidados simples e de rotina podem salvar vidas, afinal, sem o mosquito não há ameaça. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.