FEBRE AMARELA: Ministério da Saúde distribuirá nove milhões de vacinas a mais em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Ministério da Saúde anunciou que serão compradas 25 milhões de doses da vacina contra a Febre Amarela, neste ano. São nove milhões de unidades a mais do que no ano passado. De acordo com o diretor do departamento de doenças contagiosas da pasta, Eduardo Hage, o aumento se dá por conta do recente surto em Minas Gerais e como forma de controle da doença no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. De acordo com o diretor, se for necessário, mais doses podem ser distribuídas no país.
 

SONORA: Eduardo Hage, diretor do departamento de doenças contagiosas
“Nós temos estoques estratégicos para vacinação não somente dos estados nos quais rotineiramente se faz a vacinação, como para com os estados que estão acontecendo agora epizootíase, mesmo aqueles que não eram áreas tradicionais de ocorrência e também casos suspeitos de Febre Amarela. Lembrando que Bio-Manguinhos é o maior produtor mundial da vacina e possui capacidade de aumentar essa produção de acordo com a demanda do Ministério da Saúde.”

LOC: Segundo o Ministério, já foram distribuídas mais de um milhão e seiscentas mil dosas da vacina para Minas Gerais, estado que possui 206 casos suspeitos da doença, com sete mortes confirmadas. Está prevista também a entrega de 650 mil unidades da vacina para outros 19 estados do país que não fazem fronteira com Minas, como parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo o Ministério, duas doses da vacina, uma tomada aos nove meses de idade, e outra pelo menos 10 anos depois, são suficientes para garantir proteção por toda a vida, não sendo necessária uma terceira dose. É possível encontrar a vacina nos postos de saúde dos municípios. Para mais informações sobre a Febre Amarela, acesse o portal do Ministério da Saúde: saude.gov.br.
 

Reportagem, Gustavo Schuabb

Receba nossos conteúdos em primeira mão.