JOSE WAGNER/ GOV. DO CEARA;
JOSE WAGNER/ GOV. DO CEARA;

Estou com Covid-19, e agora? Médicos respondem o que fazer

Covid-19, e agora? Dúvida é frequente e chega a ser uma das mais pesquisadas no Google no país, dentro do tema da pandemia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A apreensão após o resultado positivo da Covid-19 gera muitas dúvidas em quem contraiu o vírus. A primeira delas é: e agora, o que fazer? É isso que apontam relatórios do Google Trends, ferramenta do site de pesquisa que mostra quais as buscas mais realizadas em cada região. 
 
A plataforma exibe um aumento no número de pesquisas sobre o que fazer após o diagnóstico da doença. Apesar de não haver uma resposta única, pois os passos dependem de cada quadro clínico, médicos explicam que os pacientes liberados para o tratamento em casa, com casos leves, devem tomar precauções específicas, como detalha o médico Julival Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Estou com Covid-19, e agora?

“Se você tiver uma Covid leve, deve ficar em casa, isolado em um quarto, usando, se possível, um banheiro exclusivo para você. Se for sair do seu quarto, você tem que usar máscaras para não contaminar as outras pessoas. Uma das coisas mais importantes hoje é quem está com Covid observar como vai a evolução do seu caso. Imagine uma febre que não passe de jeito nenhum, pacientes às vezes que têm falta de ar, muito cansaço. Eles devem procurar uma unidade hospitalar. Até porque se recomenda, para algumas pessoas com coronavírus, usar o oxímetro e ver se a saturação está menor ou igual a 94% em ar ambiente.”

Covid leve:

 

  1. Ficar em casa;
  2. Isolar-se em um quarto;
  3. Usar, se possível, um banheiro exclusivo para você;
  4. Se for sair do seu quarto, use máscaras;
  5. Apresentou piora? Procure uma unidade hospitalar.

O infectologista cita esses cuidados como básicos após o resultado positivo e a avaliação médica de que não é necessária a internação. Mesmo após o período dos 14 dias da contaminação, continua sendo preciso manter as recomendações dos órgãos de saúde, como a utilização de máscaras e o distanciamento social. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.