Divulgação
Divulgação

Estoque de leite materno no Banco de Leite Humano de Itajaí (SC) está baixo

A unidade, que no dia 25 de maio tinha pouco menos de 200ml estocados, só conseguiu suprir a necessidade dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal graças a um remanejamento do posto de coleta de Leite Humano de Brusque

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estoque de leite materno no Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, está baixo devido pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. A unidade, que no dia 25 de maio tinha pouco menos de 200ml estocados, só conseguiu suprir a necessidade dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal graças a um remanejamento do posto de coleta de Leite Humano de Brusque.

No fim de maio, o hospital tinha 11 bebês prematuros ou nascidos com baixo peso internados na Unidade Neonatal precisando de doações. O leite materno é o único alimento recomendado para os pequenos nos primeiros seis meses de vida e fundamental para a recuperação, já que ele ajuda evitar complicações durante o período de internação e prevenir problemas intestinais e respiratórios.

Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, explica que a maioria dessas crianças precisa de leite materno doado porque suas as mães não podem amamentar ou oferecer seu próprio leite ao seu filho. 

“Bebês prematuros muitas vezes não tem contato com a mãe ou mesmo força suficiente para conseguir mamar, por isso o leite materno de uma mãe de prematuro pode demorar mais a descer ou mesmo ser produzido em quantidades insuficientes, uma vez que essa distância e essa falta de estímulo constante também podem dificultar a produção recorrente do leite materno.”

Todas as mães lactantes podem ser potenciais doadoras de leite materno e ajudar os bebês que estão lutando pela vida nas Unidades Neonatais. Basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Se você mora em Itajaí e quer participar desta rede de solidariedade, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo número (47) 3249-9400. Se a doadora não apresentar sintoma gripal, será marcada uma coleta em domicílio, que ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras. 

Os profissionais do Banco de Leite Humano estão sempre com equipamentos de proteção individual e fazem a coleta dos potes na porta da residência. O Banco de Leite Humano fica no Centro, na Avenida Marcos Konder, 1.111, mas o atendimento está sendo feito preferencialmente por telefone durante a condição de afastamento social.

As mães que já participam deste ato de solidariedade sabem da importância de doar leite materno e ficam emocionadas ao descobrirem que podem ajudar a salvar vidas de bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais. É o caso de Fernanda Del Moro Medina, que deu à luz uma menina em fevereiro e hoje congela o excedente de seu leite materno para que possa ser coletado em domicílio pelo Banco de Leite Humano.

"Recebi a graça de poder amamentar minha filha e como uma forma de agradecimento eu faço a doação de leite materno para os bebezinhos que estão hospitalizados. Eu sei a importância que é o leite materno.” 

Além da unidade em Itajaí, o estado conta com outros 12 Bancos de Leite Humano e mais 9 Postos de Coleta de Leite Humano. Se você está em outro município e deseja encontrar a unidade mais próxima, entre em contato o Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, referência da Rede de Bancos Leite Humano no estado. O telefone é o (47) 3461-5704.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.