ESMERALDAS (MG): Cidade intensifica visitas em cerca de 66 mil imóveis no combate ao Aedes

Cerca de 66 mil imóveis estão sendo visitados por agentes comunitários de saúde e de endemias para conscientizar a população sobre como prevenir focos do Aedes aegytpi, mosquito que transmite dengue chikungunya e Zika. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 66 mil imóveis estão sendo visitados por agentes comunitários de saúde e de endemias para conscientizar a população sobre como prevenir focos do Aedes aegytpi, mosquito que transmite dengue chikungunya e Zika. Além dos agentes comunitários de saúde, Esmeraldas tem um carro fumacê percorrendo os 44 bairros da cidade e quatro agentes de saúde estão realizando borrifação de inseticidas em locais que já foram notificados foco do mosquito.  Wallace mora em Santa Cecília, um dos bairros com maior número de infestação pelo Aedes. Ele conta que a visita do agente de saúde é importante para esclarecer quais locais em casa podem favorecer que o mosquito nasça.

SONORA: eletrecista, Wallace Bruno Lima de Oliveira
 
“É importante porque, além deles conferirem, eles também informam de algumas coisas que talvez a gente não saiba. Talvez tem lugar que a gente acha que não tem problema nenhum e para eles tem.”
 
REPÓRTER: Além de Santa Cecília,Fernão Dias e Melo Viana estão entre os bairros com maior infestação do Aedes. Por isso é importante é que todos colaborem com a entrada dos agentes de saúde na vistoria domiciliar. Como reforça a supervisora dos agentes de endemias, Cássia Aparecida Moreira.
 
SONORA: supervisora dos agentes de endemias de Esmeraldas (MG), Cássia Aparecida Moreira
 
“Moradores de Esmeraldas, estamos pedindo que vocês estejam recebendo os agentes para eles poderem estar fazendo o serviço contra o Aedes. Estamos pedindo também, a respeito dos lotes vagos, para não jogar nada que possa que acumular água. Estamos contando muito com a colaboração de todos.”
 
REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que o combate ao Aedes dever ser rotineiro e não pode parar.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Para solicitar a limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios qualquer morador de Esmeraldas pode ligar na prefeitura e pedir o serviço de limpeza e inspeção, no número 3538-1411. Saiba mais sobre dengue, chikungynya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.