REPÓRTER: Em meio a tantas notícias ruins na economia do país uma pode trazer um pequeno alívio ao bolso do trabalhador. É que, o valor pago com a conta de luz pode ficar 10 por cento mais barato a partir de fevereiro. A previsão é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O motivo da possível queda no valor da conta de luz é o período chuvoso que país passa. Com mais água nos reservatórios das hidrelétricas, a dependência da energia gerada por usinas termoelétricas, que têm custo alto, diminui como explica o especialista em Economia Aplicada em Energia, da Universidade de Brasília, Juan José.
SONORA: Juan José, especialista em Economia Aplicada em Energia da UNB
“Por exemplo, esta havendo mais chuva mais água reservada, como nosso sistema é fundamentalmente hidrelétrico, isso ai tende a baixar os preços porque vai se consumir menos energia. Futuramente vai se consumir menos energia térmica, mais energia hidráulica e o sistema hidráulico vão estar mais seguro. Então, o que está acontecendo agora especificamente é que a reserva hídrica está aumentando por conta da estação de chuvas o consumo está diminuindo, por conta da crise, o consumo da residência, o consumo das indústrias está diminuindo muito inclusive o consumo dos serviços. Isso tende a ter uma menor pressão sobre o consumo de energia elétrica.”
REPÓRTER: De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, todas as usinas termoelétricas podem ser desligadas no já em fevereiro, e com isso, a cor da bandeira tarifária da conta de luz, que no momento é a vermelha, ou seja, usada em periódo que a geração de energia tem maior custo, pode mudar para verde. Se isso ocorrer, a conta de luz deixaria de ter taxa extra de zero vírgula dois centavos por quilowatt-hora consumido. A expectativa é que a bandeira vermelha tarifária da conta de luz deixe de ser cobrada em fevereiro.
Reportagem, Vânia Almeida.