ECONOMIA: Copom espera que redução da Selic contribua na retomada da atividade econômica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central espera que a decisão de abaixar os a taxa básica de juros de 13,75 para 13 por cento ao ano sirva para contribuir no processo de retomada da atividade econômica no Brasil. A estimativa foi publicada nesta terça-feira (17) na ata da última reunião do Comitê.
 
O Copom decidiu por uma redução mais brusca da taxa Selic, depois que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgou que a inflação de 2016 ficou em 6,29 por cento. O índice ficou dentro do teto da meta estabelecido pelo governo, que é de 4,5 por cento, podendo variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Depois do anúncio da inflação, o Copom surpreendeu ao fazer um corte de 0,75 ponto percentual, ao invés do 0,5 ponto percentual esperado pelo mercado.
 
Na avaliação da autoridade monetária, o ritmo mais intenso de corte de juros não deve implicar em um desvio do objetivo de levar a inflação para o centro da meta de 4,5 por cento em 2017 e 2018.
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.