Divulgação
Divulgação

Durante pandemia, estoque do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Januário Cicco diminuiu 25%

Atualmente, o volume diário para distribuição na unidade é de 15 litros

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, em março, o estoque do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, diminuiu 25%. Atualmente, o volume diário para distribuição na unidade é de 15 litros.

Em 2020, já foram coletados mais de oitocentos e oitenta litros de leite materno na unidade da Maternidade Januário Cicco, que foram doados por 205 mulheres, processados e distribuídos a mais de mil recém-nascidos. 

A pernambucana, Roseane Cristina, foi afastada do trabalho por conta da pandemia do coronavírus e há dois meses passou a ser doadora. Com excesso de produção de leite materno, ela conta que resolveu ajudar mães que não podem amamentar os filhos recém-nascidos que estão em Unidades Neonatais.

“Como eu fui afastada do trabalho por conta da pandemia da Covid-19, eu consegui me organizar em casa, consegui retirar o meu leite para doação.  Resolvi fazer doação porque vi que estava sobrando e vi a necessidade do hospital.”

Em Natal, são três Bancos de Leite Humano e dois Postos de Coleta de Leite Humano espalhados pela cidade. Neste ano, em todo o estado potiguar, foram coletados quase mil e setecentos litros de leite materno.

O Centro de Referência do Rio Grande do Norte, o Banco de Leite Humano da Escola Maternidade Januário Cicco, está localizado na avenida Nilo Peçanha, número 259, no bairro de Petrópolis, na capital Natal. O local abre todos os dias da semana, das sete da manhã às sete horas da noite. 

A coleta domiciliar continua mesmo durante a pandemia. O Banco de Leite Humano segue todos os procedimentos de higiene e conta com apoio dos bombeiros para as coletas. O telefone de contato é o (84) 3342-5800. Qualquer mãe que queira ser doadora pode entrar em contato com a unidade ou procurar o Banco de Leite Humano mais próximo. 

O presidente da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio de Almeida, explica que só o leite materno reúne os nutrientes necessário para o desenvolvimento de recém-nascidos.

“A amamentação é como, de verdade, a gente começa a construir a um sujeito, a construir um ser humano e prepará-lo para toda a vida. E o leite humano é fundamental para esse processo para além dos nutrientes, das gorduras, das vitaminas, das proteínas. O leite humano tem substâncias ímpares dentro dele.”

Qualquer quantidade de leite materno doado é importante. Segundo o Ministério da Saúde, um pote de leite pode ser o suficiente para alimentar até 10 recém-nascidos.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.