CRUZEIRO DO SUL (AC): Município monta sala de situação para combater mosquito Aedes aegypti

  

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika, a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul decidiu criar uma “sala de situação” onde, diversas instuições públicas e da sociedade civil vão se reunir para debater e criar medidas que visem eliminar possíveis focos do mosquito. As reuniões devem acontecer todas as quintas-feiras, às 10 horas da manhã, na secretária de Saúde. A coordenadora de vigilância epidemiológica de Cruzeiro do Sul, Muana da Costa Araújo, explica os objetivos da ação.
 
SONORA: Muana da Costa Araújo, coordenadora de vigilância epidemiológica de Cruzeiro do Sul
Estamos diretamente trabalhando com a secretária de educação fazendo várias mobilizações através da cidade, além de outras secretárias, como também, a nossa sala de situação de comando e controle, ela é interinstitucional, então são várias instituições que visam o mesmo objetivo. Diminuir ainda mais o índice de infestação de infestação de Cruzeiro do Sul e conseqüentemente diminuir os casos de dengue e, agora, chikungunya, também, que nós temos positivado aqui dentro da cidade. E, impedir que haja a disseminação do Zika vírus também.”

REPÓRTER: Esse ano, de acordo com a secretária municipal de Saúde, mais de 66 casos de dengue já foram confirmados na cidade. Ao todo, 536 notificações de suspeita da doença foram registradas. Além disso, Cruzeiro do Sul já registrou em 2016, ao menos, um caso de febre Chikungunya. Em 2014, a cidade chegou a decretar epidemia de dengue, quando foram registrados quase 30 mil casos da doença. Muana da Costa Araújo,conta que neste ano, o Exército e a Aeronáutica também tem colaborado nas ações de combate ao mosquito.
 
SONORA: Muana da Costa Araújo, coordenadora de vigilância epidemiológica de Cruzeiro do Sul
“Contamos com o auxilio de algumas instituições, por exemplo, o exército estava nos auxiliando. Hoje temos, ainda, o apoio da Força Aérea que está com uma equipe trabalhando conosco, fazendo essa visita domiciliar”.
 
REPÓRTER: Além da secretária de Saúde, fazem parte da “sala de situação” a secretária de educação, a secretária de segurança pública e representantes da sociedade civil.
 

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.