CLÁUDIO (MG): Secretarias e associações de classe integram o comitê de controle da dengue, no município

Pelo menos uma vez por mês, eles se reúnem para discutir qual a melhor medida para reduzir o número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Representantes das secretarias da administração municipal e de entidades de classe do município estão unidos para combater o Aedes aegypti. Eles fazem parte do Comitê de Mobilização Social de Controle da Dengue em Cláudio, que inclui a Associação dos Diretores Lojistas, a Associação de Metalúrgicos e a Associação de Bairro. Pelo menos uma vez por mês, eles se reúnem para discutir qual a melhor medida para reduzir o número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. O Aedes é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.  Magno Gonçalves é um dos representantes do comitê. Ele explica o funcionamento do grupo e reforça a importância desse trabalho.
 
SONORA Magno Gonçalves, representante do Comitê de Mobilização Social de Controle da Dengue em Cláudio
 
“O Comitê Municipal de Combate à Dengue é intersetorial e multidisciplinar. Então, tem todas as secretarias da administração [municipal]. O Aedes aegypti, que transmite três doenças, é um problema geral, todo mundo tem que estar envolvido. Esse comitê é importantíssimo por isso”.
 
REPÓRTER: Já foram notificados dois mil e 90 casos suspeitos de dengue em Cláudio. Então, é fundamental que todos continuem na luta contra o Aedes, para evitar os riscos que ele pode trazer para a saúde, como explica o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito. Não esqueça também de fazer sua parte: reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que o país inteiro”.
 
REPÓRTER: Você, morador de Cláúdio, também pode ajudar a eliminar o Aedes. Peça a visita de agentes de saúdes em locais que possam ter criadouros do mosquito, como em casas fechadas ou terrenos abandonados. É só ligar para o Disque Denúncia da prefeitura, no número 3381-3066. Ajude a evitar que você e outras pessoas sofram com as doenças que o mosquito transmite. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika no site do Ministério da Saúde. O endereço é: combateadedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.