LOC.: O Ceará registrou aumento de 5,9% da produção industrial em maio, quando comparado ao mês de abril. Os números do estado superaram inclusive o avanço do setor apresentado para o país, que foi de 0,8% no mesmo período. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atribuiu essa recuperação, principalmente, à indústria de petróleo, vestuário e calçados. O deputado Federal pelo PSD cearense, Domingos Neto, explica que outro impacto positivo para a indústria local veio da exploração do setor siderúrgico.
TEC./SONORA: Domingos Neto, deputado Federal (PSD-CE)
“O grande diferencial do estado do Ceará foi o início, no ano passado, do funcionamento pleno da siderúrgica, enviando ainda no ano passado as placas para o exterior.”
LOC.: Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, quando comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento da produção industrial do Ceará chega a ser ainda maior, de 7,4%, superando mais uma vez a média do Brasil, que foi de 4%. O deputado Domingos Neto acredita que a tendência é que o Ceará continue evoluindo e permaneça investindo na produção siderúrgica para aquecer a economia local a cada ano.
TEC./SONORA: Domingos Neto, deputado Federal (PSD-CE)
“Com a siderúrgica, nasce também um pólo metal-mecânico que traz resultados diretamente àqueles que atuam claro, na parte metal-mecânico, mas aquece a economia como um todo.”
LOC.: O resultado positivo para a produção industrial do Ceará aconteceu depois que o estado atingiu, em novembro do ano passado, o menor patamar de produção da série história do índice, com queda de 26,6%. Em abril, a indústria cearense já havia mostrado sinais de recuperação, ao registrar aumento de 1,3%.
Reportagem, Marquezan Araújo