CAXIAS DO SUL (RS): Combate à Tuberculose deve ser constante, mesmo com índices baixos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Apesar de Caxias do Sul estar abaixo da média nacional de casos de Tuberculose, a situação ainda exige cuidados.Em 2016, 28 pessoas tiveram a doença a cada 100 mil habitantes, mas a prevenção deve ser feita constantemente.Afinal, quanto menos pessoas tiverem Tuberculose, menores são as chances de transmissão. O pedreiro Juliano de Oliveira, 40 anos, está tratando a doença pela segunda vez. Atento aos sintomas, ele procurou uma unidade de saúde assim que começou a tossir novamente.

 

TEC/SONORA: Juliano de Oliveira, pedreiro.

Em 2009, 2010, deu Tuberculose. Aí eu estou fazendo o tratamento de novo porque apareceu em um raio  X dos pulmões. O médico falou que é normal, que sempre vai aparecer nas raízes do pulmão. Agora estou fazendo o tratamento de novo para ver se curou.”

 

LOC: Com quase 500 mil habitantes, a cidade de Caxias do Sul concentra uma região importante do Rio Grande do Sul. O atendimento aos pacientes de Tuberculose de toda a região é feito no Centro Especializado de Saúde.

A meta da prefeitura é descentralizar o diagnóstico e o tratamento, para que os pacientes possam tratar a Tuberculose em mais unidades de saúde. O secretário de Saúde de Caxias do Sul, Fernando Vivian, acredita que a partir dessa descentralização o abandono do tratamento vai diminuir.

 

TEC./SONORA: Fernando Vivian, secretário de Saúde de Caxias do Sul.

O que nós temos aqui de prático é um ambulatório específico que trata a Tuberculose e estamos em um processo de descentralização. O que a gente percebe é que, na prática, a descentralização facilita o acesso dos usuários ao tratamento, para o medicamento chegar mais perto da sua casa, principalmente quando a gente se refere a cidades maiores.”

 

 

LOC: Foram registrados 37 casos de Tuberculose a cada 100 mil habitantes no Rio Grande do Sul, no ano passado. O estado é o quinto com mais ocorrências da doença em todo o Brasil, perdendo para Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará.Mais informações sobre o combate à Tuberculose, acesse saude.gov.br  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.