CÂNCER: Ministério da Saúde avança em investimentos para tratamento e diagnóstico da doença

O Dia Nacional de Luta contra o câncer foi lembrado nesta quinta-feira. Para marcar a data, o Ministério da Saúde mostra que o investimento nas ações de tratamento do câncer aumentou. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2013, foram mais de três bilhões de reais encaminhados para promover a prevenção e tratamento do câncer em homens e mulheres no Sistema Único de Saúde.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02min46seg

REPÓRTER: O Dia Nacional de Luta contra o câncer foi lembrado nesta quinta-feira. Para marcar a data, o Ministério da Saúde mostra que o investimento nas ações de tratamento do câncer aumentou. Para se ter  ideia, entre 2010 e 2013, foram mais de três bilhões de reais encaminhados para promover a prevenção e tratamento do câncer em homens e mulheres no Sistema Único de Saúde. O professor, José Ribamar Moraes, por exemplo, teve câncer de garganta há 10 anos. Ele conta que o tratamento realizado no SUS foi um sucesso.

SONORA: professor – José Ribamar Moraes

"Eu sentia a rouquidão e dificuldade na voz, foi quando eu fiz o exame com o otorrino, foi que teve realmente o diagnostico de câncer. Graças à Deus já me sinto liberto. O ponto central é a prevenção. Como o câncer é essa doença silenciosa, melhor tratamento é a prevenção. Foi pelo SUS. Foi lá que eu encontrei a solução, o tratamento foi de primeiríssima, foi fundamental".

REPÓRTER: A coordenadora geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Patrícia Chueiri, explica quais as ações desenvolvidas pelo ministério  para prevenir e tratar a população brasileira contra o câncer.

SONORA: coordenadora geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde - Patrícia Chueiri

O Ministério da Saúde tem ações desde a Atenção Básica até ações na Atenção especializada hospitalar.  Na Atenção Básica a gente tem os programas de rastreamento e alertas e apoio para os profissionais para detecção precoce. E na Atenção ambulatorial hospitalar a gente, no último ano, aumentamos o financiamento para cirurgia e estamos revendo a organização dessa rede. O ministério investiu no novo sistema de informação da área da oncologia que a gente chama de Siscan para a gente poder ter acesso então as informações e a data do diagnóstico e a data do início do tratamento do paciente.

REPÓRTER: A coordenadora geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Patrícia Chueiri, destaca ainda que a principal maneira de evitar o câncer é a prevenção.

SONORA: coordenadora geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde - Patrícia Chueiri

"Em alguns cânceres a gente já está tendo diminuição do número de mortes, mas as ações são a longo prazo, então a gente espera que esse impacto aconteça nos próximos 5, 10 anos de forma mais proeminente. Principal forma de prevenção do câncer é hábitos de vida saudáveis, que inclui fazer atividade física, diminuir a ingesta de álcool, fazer boa alimentação, comer bastante fruta, verdura, fibra e para quem fuma, deixar o hábito do tabagismo. As outras ações são as ações de diagnóstico precoce, que é quando a pessoa sentir algum sinal ou sintoma, ela procurar a unidade básica de saúde mais perto da casa dela."

REPÓRTER: No Brasil, são mais de 280 serviços disponíveis em hospitais habilitados para o tratamento de câncer, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Para saber mais, acesse:www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.