BOM DESPACHO (MG): Prefeitura da cidade aproveita Horário de Verão para eliminar focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Levantamento do Ministério da Saúde feito a partir de informações da própria Prefeitura, mostra que há quatro anos Bom Despacho tem conseguido controlar os índices de focos do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika, mas que ainda está em situação  de risco. De acordo com os graus de infestação do mosquito, Bom Despacho está com quatro e meio por cento de infestação, enquanto que o índice considerado satisfatório é até um por cento.  São 300 casos de Dengue confirmados este ano no município. O Coordenador de Endemias da cidade de Bom Despacho, Fernando Júnior, conta que os agentes de saúde estão aproveitando o horário de verão para o combate do mosquito até mais tarde.

 

TEC/SONORA: Fernando Júnior, Coordenador de Endemias.

“Estamos trabalhando com uma equipe de resgate com horário diferenciado, incluindo os sábados, o dia todo. E ficando até mais tarde durante a semana, aproveitando o horário de verão, ficando até sete horas da noite. E nos sábados funcionando das nove da manhã até às cinco da tarde”.

 

LOC: Em 2016 já foram confirmados seis casos de Zika em gestantes na cidade.  A agente comunitária Élida Rodrigues teve a doença em abril desse ano, e estava grávida de três meses. Como trabalha na área da saúde, Élida sempre teve cuidados para o combate do mosquito, mas depois do susto com o vírus durante a gestação, a agente aumentou ainda mais os cuidados.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

TEC/SONORA:  Élida Rodrigues, agente comunitária

“Como eu trabalho na área de saúde, já tenho um cuidado. Sempre peço para os vizinhos, eu trabalho de casa em casa, peço para o pessoal dar apoio, não deixar água parada, não deixar nada que possa acumular água. Porque a população ainda tem que aprender muito. Mas se antes eu já tinha cuidado, agora eu tenho mais ainda”.  

 

 

LOC: Eliminar os focos do mosquito é a melhor forma de combatê-lo. Faça sua parte! Para saber mais sobre as doenças transmitidas acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.