BOLETIM AGRO: 180 agricultores são afetados por rompimento em Brumadinho (MG)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Olá, meu nome é Raphael Costa e este é mais Boletim Agro, um resumo das principais notícias do agronegócio no Brasil.

A tragédia na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, também afetou produtores rurais da região. Segundo uma publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cerca de 180 produtores rurais foram atingidos e prejudicados pelos rejeitos que romperam a barragem. Quem vai nos dar mais detalhes sobre essa situação, além de comentar outros assuntos, é a repórter do Notícias Agrícolas, Carla Mendes. Bem-vinda, Carla.

“Muito obrigada, Raphael. Realmente, essa tragédia também atingiu áreas rurais de Brumadinho e trouxe prejuízos graves para toda a zona rural local. De fato, só de pequenos agricultores e de agricultores familiares, 180 foram afetados e perderam tudo. Imagens recentes mostraram pelo menos 10 animais perdidos perto do local de rompimento da Barragem. A estimativa do rebanho da região é de 15 mil cabeças, e deve ter sido atingido pelo mar de lama que chegou à região de forma severa. O Governo do Estado de Minas Gerais já iniciou um levantamento para um número mais exato de produtores atingidos e das áreas agropecuárias que foram prejudicadas pelo rompimento da barragem da Vale.”

O Diário Oficial da União publicou uma instrução normativa para a arrecadação do Funrural, assunto que interessa muito os produtores e que há um tempo vem se arrastando sem uma definição. Sobre o que trata essa publicação, Carla?

“Essa publicação vai orientar os produtores com relação à arrecadação do Funrural, seja pelo produtor que optou por onerar a folha de pagamento, que fica em 23%, ou o produtor que opta em tirar do faturamento, nesse caso de 1,2%, se fizermos o cálculo desse desconto bruto. Fato é, que essa instrução normativa traz muitos detalhes de como a arrecadação deve ser feito e o que temos agora, são vários especialistas do seu setor trabalhando trabalhando nesse documento, para conhecer detalhes e pormenores de como o produtor precisa se planejar para arrecadar esse tributo. Fato é que depende da realidade de cada produtor, por isso deve conhecer os detalhes para optar entre folha de pagamento ou o faturamento. É importante que ele busque um profissional de confiança para fazer as contas e achar uma opção.”

Perfeito, Carla. Obrigado pelas informações, até a próxima. Esse foi mais um Boletim Agro, muito obrigado a todos.

#Agro
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.