
LOC.: Mais de VINTE E OITO MILHÕES de pessoas estavam ocupadas no agronegócio brasileiro, no 1º trimestre deste ano. O número está associado ao crescimento da mão de obra nos segmentos de insumos, agroindústria e de agrosserviços. Os dados integram o boletim Mercado de Trabalho no Agronegócio, elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A publicação mostra que o número representa um recorde da série histórica, que teve início em 2012.
O boletim informa, ainda, que o setor teve participação de 26,2% no total de ocupações no Brasil nos primeiros três meses deste ano.
Em relação ao mesmo período de 2024, a população ocupada cresceu 0,6%, equivalente mais de CENTO E SETENTA MIL mil pessoas.
Quando comparada ao 4º trimestre de 2024, a quantidade de pessoas ocupadas no agronegócio cresceu 1,1%. Segundo a publicação, o montante equivale a TREZENTOS E DOZE MIL E QUINHENTOS trabalhadores a mais no setor, principalmente em relação aos agrosserviços.
Os rendimentos mensais dos empregados do agronegócio também apresentaram alta e os trabalhadores ganharam 0,4% a mais frente ao 4° trimestre do ano passado e 2,2% frente ao 1º trimestre do ano passado.
O boletim completo pode ser acessado em www.cnabrasil.org.br.
Reportagem, Bianca Mingote.