BAHIA: Infestação por Zika preocupam autoridades e população baiana

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC: Mil quatrocentos e dezoito casos de Microcefalia foram notificados na Bahia, de novembro de 2015 a dezembro deste ano. É o segundo estado com maior número de casos da Região Nordeste. Até o momento, já foram confirmados trezentos e cinquenta e seis bebês com Microcefalia ou com alterações no Sistema Nervoso Central, no estado.

O Ministério da Saúde já confirmou a relação entre o Zika e a malformação congênita que impede o desenvolvimento adequado do cérebro dos bebês. O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue e a Chikungunya. Por isso, eliminar os criadouros do mosquito é fundamental para reduzir o drama das famílias.

A publicitária Maria Clara mora em Salvador. Ela não estava gestante, mas o Zika marcou a vida dela.

 

TEC/SONORA: Maria Clara, publicitária.

 “Eu sentia muita dor de cabeça e dor no rosto que se confundia com a dor nos olhos. Só que aí eu tinha febre com hora marcada. Ao anoitecer eu começava a ter febre, sentia muito frio, muita dor no corpo. Meus pés inchavam muito e aí que eu comecei a me coçar e percebi que meu corpo estava todo manchado: perna, braço, peito, costas. O único lugar que não manchou, pelo menos, foi o rosto. Sentia muita dor no corpo, muita, muita, muita e meus pés inchavam”.

 

LOC: Para eliminar o mosquito transmissor é preciso vigilância total sobre tudo o que possa ser um potencial foco de proliferação. Ele vive em meio urbano e põe os ovos onde há água parada em vasos de plantas, copos plásticos descartados, garrafas, tampinhas de refrigerantes, lajes com água acumulada, caixas d’água e até atrás de geladeiras. A Diretora de Vigilância Sanitária, Maria Aparecida, dá mais orientações de proteção.

 

TEC/SONORA: Maria Aparecida, Diretora de Vigilância Sanitária.

 

“É necessário que cada um cuide da sua casa. Então inspecionar onde tem aqueles vasos de planta pra evitar acumular água, colocar areia. Olhar, se você tem lixo e o lixo não passa na sua rua todos os dias, a cada três dias então você acondicionar esse lixo de uma forma que não caia água em cima e colocar na rua só na hora que o carro do lixo vai passar”.

 

LOC: O número de casos de Zika e Microcefalia notificados na Bahia representa quase quatorze por cento do total nacional. Do total de notificações, além dos mais de trezentos e cinquenta casos já confirmados, quase setecentos ainda estão sob investigação.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.