Foto Reprodução/ freepik
Foto Reprodução/ freepik

Você aceitaria uma interferência na sua vida ou nos negócios?

Economia Clara e pratica com Roberto Dardis

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Estatísticas à parte, mas com certeza uma intromissão em seus negócios nunca será bem-vinda. E ainda mais por pessoas que não te conhecem ou não sabem bem o que você faz.

Assim também podemos enxergar o quanto mal fazem as interferências feitas pelo governo nas empresas públicas. E mesmo sabendo que o mercado repudia essas intromissões, elas continuam a ser feitas.

A paz que tanto proclamaram, está longe de ser exercida pelo comandante político, pois precisa sair do palanque onde expressa palavras ásperas contra o governo anterior, mercado, BC, Agro e uma grande parte do eleitorado que não votou nele (70% da população).

Quais seriam os reflexos com essas intervenções que temos em nossa economia, em nossos dias, no emprego, internet entre outros?

  • Fuga do investidor local e de fora;
  • Falta de confiança na empresa que está sendo interferida;
  • Falta de interesse em investir em empresas públicas listadas em bolsa perdendo, o valor real de mercado;
  • Preços distorcidos e maquiados não fazem bem para a população;
  • Dólar, bolsa e juros sem direções favoráveis ao país.

Colocado sempre como parâmetro em nossa economia, tanto bolsa, juros e câmbio são nossos reflexos ou sinais de como está sendo administrado o país. 

Com intromissões vemos bolsa caindo, juros subindo e um dólar volátil, muito em virtude da falta de um plano governamental, das falas inconvenientes de políticos, ataques sem noção às instituições públicas e intromissões em privatizações feitas. ou revendo contratos já fechados. 

Mesmo sendo criadas a lei das Estatais, tivemos o desprazer de serem revogados e assim foram aprovados para exercer cargos de presidente de empresas públicas políticos e não técnicos, como deveria de ser. Assim voltamos á cena do risco político em empresas públicas.

Então concluímos: nem interferências em conversa de casal podem ser bem-vindas. E quanto mais em empresas sólidas, com renomes internacionais e com patrimônio público/privado como exemplo a Petrobras, que não aceita intromissão em preços por parte governamental e política, penalizando as empresas pelo mercado e investidor.

Fato é que com Luiz ou caso fosse Jair, tanto os mercados, empresários e população não aceitam interferências nas empresas públicas entre outras. Afinal nosso país ainda depende muito de uma boa articulação, de uma economia saldável e sem retrocesso. É isso que a população, investidores e empresários querem... 

De brigas o mundo está cheio, queremos Paz. 

Então pensem bem, esses atritos que estamos presenciando não traz nada de positivo ao pais.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.