Data de publicação: 30 de Abril de 2020, 04:45h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início em março deste ano em todo o país. O Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A meta da pasta é vacinar, durante este período, pelo menos 90% de cada um dos grupos que apresentam maior risco de adoecer e desenvolver complicações. A campanha ocorre até o dia 22 de maio.
Mas, afinal, o que é a gripe? A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, responde.
“Influenza, também conhecido como gripe, é uma infecção do sistema respiratório. Pode apresentar complicações: entre as principais estão as pneumonias. As infecções pelo vírus Influenza são responsáveis por grande número de internações hospitalares em todo o país.”
Ainda, segundo a coordenadora, algumas pessoas com gripe podem apresentar complicações graves e evoluir para pneumonia, necessitando de internação.
Em todos os estados o número de postos foi ampliado para evitar aglomeração, como orienta o Ministério da Saúde na prevenção à Covid-19. Em caso de fila, as pessoas devem manter distância de dois metros umas das outras.
Se você está dentro dos grupos prioritários, não deixe de se vacinar. Procure um posto de saúde mais próximo. E, para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.