LOC.: Altas temperaturas, chuva e tendência de dias mais quentes e úmidos. Com a chegada do verão, todos esses fatores contribuem para um cenário favorável para a agricultura brasileira. Além de ser importante para a produção agrícola, a estação tem relevância para a geração de energia por meio de hidrelétricas, reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.
O especialista em agronegócios Marcelo Moura explica que existem setores responsáveis por alavancar a economia brasileira que têm no verão a expectativa de crescimento em oportunidades e negócios, como a agricultura.
TEC./SONORA: Marcelo Moura, especialista em agronegócio
“O verão brasileiro é marcado pelas altas temperaturas e também por chuvas. É a estação onde a reprodução animal, sobretudo a reprodução bovina, ocorre com maior tranquilidade e a estação também coincide com o final do plantio da soja. ”,
LOC.: A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia Andréa Ramos observa que o retorno da chuva contribuiu para a elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas. Segundo a especialista, este cenário tem sido importante para a retomada do plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
TEC./SONORA: Andre Ramos, meteorologista
“A tendência é que as chuvas retornem contribuindo para a recuperação dos níveis de água do solo, favorecendo culturas em estados fenológicos de maior necessidade hídrica”,
LOC.: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no verão, a ocorrência de chuva em praticamente todo o país é cada vez mais comum. Com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde os volumes totais de chuva costumam ser inferiores a 400 milímetros.
Reportagem, Lívia Azevedo