LOC: O Boletim InfoGripe divulgado na última quinta-feira, 18 de julho, aponta um aumento no número de hospitalizações por vírus respiratórios na Região Sudeste do país. Enquanto o Brasil, em geral, apresenta uma diminuição nas novas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, a SRAG, a situação no Sudeste é diferente, com um crescimento devido à influenza, vírus sincicial respiratório, o VSR, e rinovírus.
Apesar da Covid-19 estar circulando em níveis baixos, ela ainda é a segunda maior causa de óbitos por SRAG em idosos nas últimas semanas. O boletim observou um leve aumento na atividade da Covid-19 em alguns estados do Norte e Nordeste, com destaque para Ceará, Piauí e Amazonas.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 21,5% para influenza A; 38,8% para VSR e 8,7% para Covid-19. Entre os óbitos, 40,7% foram atribuídos à influenza A; 17,9% ao VSR e 26,2% à Covid-19.
Os pesquisadores do InfoGripe ressaltam a importância da vigilância contínua e cuidados por parte da população, especialmente dos idosos, devido à persistência dos vírus respiratórios e da Covid-19.
Reportagem, Mireia Vitória