LOC.: Com a onda de calor que está afetando todo o estado de São Paulo, a capital paulista deve registrar um recorde de temperatura, com uma média histórica prevista de 37,1ºC para este sábado (23). Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente também devem enfrentar temperaturas elevadas, enquanto treze regiões podem apresentar baixa umidade do ar. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências, da Defesa Civil do estado. O dermatologista Tiago Silveira destaca a importância dos cuidados necessários em dias de calor.
TEC./SONORA: Tiago Silveira, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia
“A primeira coisa, é o que todo mundo sabe. A gente precisa ter um cuidado muito grande com a hidratação oral, ou seja, beber água. É importante beber pelo menos dois, três litros de água por dia, incluindo outros líquidos, como suco de frutas e água de coco, assim, evitando a desidratação.”
LOC.: Silveira ainda explica que o uso do filtro solar é indispensável nesse período, já que a radiação ultravioleta que chega no corpo é maior.
TEC./SONORA: Tiago Silveira, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia
“Nós brasileiros temos o hábito de passar uma camada muito fina, ou seja, espalha muito o filtro solar e acaba protegendo menos. Então a dica é passar uma boa camada de filtro, esperar secar um pouquinho, e passar a segunda, tanto no rosto quanto no corpo. Dessa forma você vai estar protegido do sol.”
LOC.: Além disso, é importante evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h O uso de bonés, viseiras e chapéus, especialmente com tecidos de proteção solar, que bloqueiam até 98% dos raios solares, pode ajudar na proteção contra o sol.
De acordo com o oftalmologista Tarciso Shirmbeckem, em época de calor e baixa umidade, também é necessário ter cuidados com os olhos, devido a maior incidência de luz solar.
TEC./SONORA: Tarciso Shirmbeck, oftalmologista
“Devemos sempre usar óculos com proteção ultravioleta para prevenir lesões que podem acontecer na retina e o desenvolvimento da catarata. Por fim, sempre recomendados, nessa época do ano, o uso de colírios hidratantes para lubrificação dos olhos."
LOC.: Veja as regiões que devem apresentar baixa umidade: Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva e Litoral Norte, Marília, Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira.
Reportagem, Nathália Guimarães