Data de publicação: 15 de Fevereiro de 2022, 12:00h, atualizado em 15 de Fevereiro de 2022, 12:00h
LOC.: Quem sonha em fazer faculdade pública precisa ficar atento. Começam nesta terça-feira, dia 15, e vão até o dia 18, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Pode participar quem fez a última prova do Enem e não tirou zero na redação.
A estudante Nathalia Dutra, de 22 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio pela terceira vez para tentar uma vaga em Medicina. Ela comentou o desempenho na prova.
TEC./SONORA: Nathalia Dutra, estudante
“No geral eu fiquei praticamente na mesma média do ano passado e do ano retrasado e não sei se vai dar, infelizmente. Estou esperando o Sisu… acredito que não. Porque acredito que a nota de corte vai aumentar, principalmente pelas notas de matemática que me surpreenderam assim o corte altíssimo ao TRI. Se não der, tento de novo.”
LOC.: Ao se inscrever no Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de curso. A nota de corte é variável e leva em consideração o desempenho dos estudantes que realizaram aquela edição da prova. Há variação no peso das notas a depender da área escolhida. A consulta da quantidade de vagas por curso já está disponível no site do Sisu. Para o curso de medicina, por exemplo, são oferecidas oportunidades em 88 cursos, em diferentes estados do País. Não há cobrança de taxas para participar do Sisu. Para se inscrever o candidato precisa ter login no sistema gov.br.
Quem está atenta ao calendário é a estudante Bárbara Abrantes. Ela já cursa pedagogia na UnB, mas sonha em fazer design gráfico. Por isso, está de olho nas oportunidades que existem a partir do Enem 2022.
TEC./SONORA: Bárbara Abrantes, estudante
“E além de também tentar vaga no SISU e no acesso à UnB, que ainda vai sair o edital, eu quero tentar uma uma bolsa no PROUNI quando sair as inscrições. Então eu vou usar nesses três nesses três sistemas de ingresso pra faculdade.”
LOC.: A bolsa pelo Prouni é outra opção para os estudantes. As inscrições no programa vão de 22 a 25 de fevereiro. A nota do Enem também é requisito para obter o financiamento do Fies, as inscrições para o crédito estudantil serão de 08 a 11 de março.
Reportagem, Angélica Cordova