LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, inaugurou nesta quarta-feira, 27 de outubro, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Japoatã, no interior de Sergipe. A obra recebeu quase 7 milhões de reais do Governo Federal e vai beneficiar mais de 4 mil e trezentas pessoas.
Presente à inauguração, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou a importância do sistema para a população da cidade sergipana.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional
“Essa é uma pequena cidade aqui em Sergipe, mas é uma demonstração do nosso compromisso com o saneamento básico do nosso País. Nós entendemos que qualquer ação de governo tem que levar em consideração a saúde das pessoas. Eu tenho afirmado que saneamento significa saúde, significa desenvolvimento, significa libertação de um povo.”
LOC.: O prefeito de Japoatã, Cláudio Samam, comemorou o investimento feito na cidade pelo Governo Federal.
TEC./SONORA: Cláudio Samam, prefeito de Japoatã
“Hoje é um dia muito especial para o nosso município de Japoatã, que está recebendo essa obra maravilhosa que é do tratamento do esgoto. Chegou à obra na hora certa. Que é tratar desses esgotos a céu aberto e, com isso, melhorar a qualidade de vida das pessoas. O saneamento básico é muito importante. Mais ou menos 70% da nossa cidade já está com a rede de esgoto com essa base maravilhosa e espaçosa.”
LOC.: Também nesta quarta, o ministro Rogério Marinho assinou ordens de serviço para implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Cedro e para instalação de bombas no Projeto de Irrigação Jacaré-Curituba.
Com investimento federal de quase 5 milhões de reais, as bombas vão contribuir para o desenvolvimento da agricultura irrigada na região, atendendo mais de 10 mil pessoas das cidades de Canindé de São Francisco e de Poço Redondo.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em saneamento básico e segurança hídrica, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Vogado