LOC.: O Senai do Maranhão prorrogou, até esta sexta-feira (20), o prazo para inscrições em cursos técnicos nas cidades de Balsas, Caxias e Imperatriz. Na cidade de Balsas, a oportunidade é para técnico em informática. Já em Caxias, há três opções de cursos: técnico em eletroeletrônica, eletrotécnica e eletromecânica. Em Imperatriz, as formações disponíveis são para técnico em design de móveis e eletromecânica.
A coordenadora de educação profissional do Senai do Maranhão, Luciene Maria de Lana Marzano, observa que profissionais com boa qualificação tendem a ter mais chances de conquistar um emprego.
TÉC./SONORA: Luciene Maria de Lana Marzano, coordenadora de educação profissional do Senai do Maranhão.
“O Senai, para oferecer os seus cursos, acompanha sistematicamente as demandas regionais das indústrias e as tendências do mercado de trabalho. Para isso, a gente utiliza uma metodologia que permite prever quais são as tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho em um horizonte de cinco a dez anos.”
LOC.: Luciene Marzano também informa que a organização atua desde a iniciação profissional até a formação técnica de nível médio. A coordenadora explica que, em todo o estado, há cerca de oito unidades do Senai, além de unidades móveis, que podem se locomover para outras cidades.
TÉC./SONORA: Luciene Maria de Lana Marzano, coordenadora de educação profissional do Senai do Maranhão.
“Essas ofertas são feitas por meio de cursos pagos e gratuitos. E sempre viabilizamos e priorizamos as parcerias com as prefeituras e as indústrias locais e da região que, além de fomentar nossa capilaridade para os atendimentos, potencializam a formação profissional de qualidade em todo o estado do Maranhão.”
LOC.: Para se inscrever nos cursos técnicos, é necessário estar matriculado ou já ter concluído a educação básica. As formações serão gratuitas para as pessoas de baixa renda, que deverão comprovar a condição mediante autodeclaração. A inscrição pode ser feita no site do Senai do Maranhão, selecionar a unidade desejada e preencher o formulário.
Reportagem, Ana Luísa Santos.