Foto: Divulgação/Brasil Mineral
Foto: Divulgação/Brasil Mineral

Representantes de Argentina e Paraguai conhecem estrutura e ações do Cenad, em Brasília

O órgão é responsável por gerenciar ações estratégicas de preparação e resposta a desastres em todo território nacional, com estrutura de monitoramento e alerta 24 horas por dia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apresentou, nesta sexta-feira, a autoridades da Argentina e do Paraguai, as instalações e o funcionamento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, que integra a estrutura da Defesa Civil Nacional.

O órgão é responsável por gerenciar ações estratégicas de preparação e resposta a desastres em todo território nacional, com estrutura de monitoramento e alerta 24 horas por dia.

Armin Braun, diretor do Cenad, foi quem apresentou a estrutura e o modelo de articulação utilizado pelas Defesas Civis Nacional e de estados e municípios. Ele também destacou que a visita serviu para que já fossem levantados temas para o trabalho em conjunto.

"A conversa hoje no Cenad foi importante, além da apresentação, de forma que a gente pode discutir alguns aspectos e alguns assuntos nos quais é possível haver cooperação entre os países, inclusive de tecnologias, de procedimentos, de ações que podem ser compartilhadas. As autoridades, os ministros ficaram bem impressionados com o centro e com o que o Brasil faz, havendo possibilidades até de se replicar esse modelo, não só da estrutura do Cenad, mas o modelo de articulação que o Brasil tem".

Na manhã desta sexta-feira, em reunião no Palácio do Itamaraty, os quatro Estados-Membros do Mercosul, que são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, assinaram uma declaração conjunta em que se comprometem a reforçar a cooperação para aprimorar a gestão de riscos e desastres na região.

Para saber mais sobre ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.