Data de publicação: 08 de Março de 2023, 19:00h, atualizado em 08 de Março de 2023, 18:19h
LOC: Este ano talvez os prefeitos brasileiros tenham um motivo a mais para se preocupar. O dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ser repassado no dia 10 de março de 2023, demonstra uma tendência de queda, em relação ao que foi transferido no mesmo período do ano passado. Está sendo creditado na sexta-feira (10), nas contas das prefeituras, o valor referente ao 1o decêndio do mês.
Em valores brutos, o total é de R$ 5.017.123.558,80.
De acordo com Cesar Lima, especialista em Orçamentos e Finanças Públicas, os valores do FPM a serem pagos no primeiro decêndio de março de 2023 inverteram a tendência de alta, registrada no ano passado, possivelmente por causa do nível de endividamento das famílias brasileiras, que se encontra no ponto mais alto - desde o início da série histórica -, e também por causa da inflação registrada desde março do ano passado até hoje.
SONORA: Cesar Lima, especialista em Orçamentos e Finanças Públicas
"Quando descontamos aí em inflação acumulada - que chegou a quase 6% no mesmo período - nós vemos, então, que tivemos um decréscimo né na questão do FPM"
LOC: Muitas prefeituras dependem do Fundo de Participação dos Municípios para manter funcionando áreas fundamentais, consideradas de primeira necessidade da população. É o caso, por exemplo, da cidade de Natal (no Rio Grande do Norte), que embora seja uma capital de Estado, não possui arrecadação suficiente para atender todas as necessidades básicas de seus habitantes.
Segundo a secretária municipal de Administração, Ademira França, a Prefeitura da cidade de Natal aplica uma boa parte do FPM em Saúde e Educação.
SONORA: Ademira França, secretária municipal de Administração de Natal (RN)
“Nós aplicamos ele dentro do custeio do município, como também vai a parte do que é devido para a Saúde e Educação, dentro do que define a Constituição”
LOC: Os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) fazem parte do dinheiro arrecadado pela União através de impostos e são repassados, a cada dez dias, a todas as prefeituras do país.
Reportagem: José Roberto Azambuja