Foto: Reprodução/Dr. Ajuda
Foto: Reprodução/Dr. Ajuda

Ralado: o que fazer e o que não fazer?

Neste episódio o Dr. Diogo Garcia dá mais detalhes sobre o assunto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Você já se ralou e não soube o que fazer? Neste episódio o Dr. Diogo Garcia dá mais detalhes sobre o assunto.

Depois que você se rala, o primeiro passo é avaliar qual a causa do ralado e da queda. A causa do ralado foi um acidente grave como um atropelamento ou uma queda de bicicleta em alta velocidade? Se esse for o caso, você deve tentar controlar o sangramento e procurar atendimento médico de urgência. Para parar o sangramento, inicialmente pegue um pano limpo ou toalha e comprima. 

Em acidentes de forte intensidade você deve procurar o pronto socorro para ter certeza de que não existem coisas mais graves causadas pelo acidente. A maioria das vezes isso não acontece. Os ralados são pequenos e você consegue tratar facilmente em casa.

Quedas leves

Os ralados pequenos e superficiais são aqueles mais comuns. Se isso acontecer, o que fazer?

Nesses casos você deve lavar com água e sabonete e comprimir o local por alguns minutos para parar o sangramento. Depois de parar o sangramento, cubra com alguma gaze ou curativo local para diminuir o risco de contaminação. Esse curativo deve ser trocado todos os dias e o ideal é que ele seja mantido por dois dias. 

Se o ralado for muito grande o ideal é usar nos dois primeiros dias uma gaze umedecida, com óleo de amêndoas, por exemplo, para evitar que grude na ferida. Se usar uma gaze comum retire o curativo no banho ou ao lavar, a gaze úmida solta mais facilmente da ferida. Lave a ferida todos os dias com água e sabonete.

Quando você deve suspeitar de uma infecção?

Você deve verificar a ferida todos os dias. Se perceber que está doendo mais, se ao redor do corte está ficando mais vermelho, tanto no tamanho da área quanto na cor, ou se estiver saindo pus, você deve procurar um médico para avaliação. 

Entendido isso tem mais alguns pontos importantes para esclarecer:

  • Não é necessário passar pomadas.
  • De forma alguma você deve passar açúcar ou café, tais recomendações populares não melhoram a cicatrização e só aumentam o risco de infecção. 

O que você deve fazer nos casos mais superficiais, é lavar bem com água e sabonete e utilizar curativo. Nos casos suspeitos de acidentes de maior gravidade procure o serviço médico. 

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.