Política - Câmara dos Deputados·15 de junho de 2021

Projeto que simplifica abertura de empresas pode ser votado nesta terça (15) na Câmara

Emissão automática de licenças e alvarás para atividades de risco médio é uma das inovações da MP

Por Poliana Fontenele
Ouvir · 00:01:11

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (15) a Medida Provisória 1040/21, que elimina exigências e simplifica a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios” no País. A sessão deliberativa remota do Plenário está marcada para as 15 horas.

Uma das inovações da MP é a emissão automática de licenças e alvarás de funcionamento para atividades consideradas de risco médio, sem que haja necessidade de avaliação humana. No âmbito federal, são classificadas como médio risco as atividades como comércio atacadista de vários tipos de alimentos de origem vegetal e animal; hotéis; motéis; transporte de cargas de produtos não sujeitos à vigilância sanitária; educação infantil; ou atividades médicas sem procedimentos invasivos.

Com entrada na OCDE, Brasil criaria ambiente mais favorável para investidores

Universalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto foi tema de debate na Câmara dos Deputados

Para ter acesso a essa licença, o empresário deverá assinar um termo de ciência e responsabilidade legal quanto aos requisitos exigidos para o funcionamento e o exercício das atividades, como cumprimento de normas de segurança sanitária, ambiental e de prevenção contra incêndio.

SOBRE

Poliana Fontenele

Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Estagiou na Rádio Senado e no CRTV do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e atualmente atua como apresentadora e produtora no podcast cineaspectos. No Brasil 61, já realizou críticas de filmes para a antiga coluna Diversão em Pauta e integrou a equipe de relacionamento, antes de vir para a redação.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Câmara dos Deputados

Ver editoria completa
Simples Nacional24 de outubro de 2026

Setor produtivo celebra atualização do MEI mas cobra reajuste anual e reforma do Simples

CACB espera cumprimento do acordo com lideranças congressistas enquanto governo articula com a Câmara novas medidas

MEI15 de outubro de 2026

Câmara aprova novas regras para MEI; CACB cobra avanço para pequenas empresas

Proposta eleva o limite de faturamento e prevê perdão de dívidas, enquanto CACB defende a atualização das faixas para micro e pequenas empresas

Política15 de outubro de 2026

Emendas parlamentares ajudam a conquistar votos, mas não garantem reeleição, aponta FGV

Estudo da Fundação Getulio Vargas mostra que os recursos têm maior influência na votação em cidades pequenas, mas destinar mais dinheiro não significa ter mais chances de conquistar um novo mandato

t-page