Data de publicação: 27 de Abril de 2023, 21:00h, atualizado em 28 de Abril de 2023, 13:46h
LOC: Prefeituras de todo o Brasil recebem, nesta sexta-feira (28), o dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, a União Federal está repassando R$ 4.388.497.543,30 para que cada cidade – principalmente as mais necessitadas – possam cumprir seus compromissos em dia.
O volume se refere ao terceiro decêndio de abril de 2023, que vence no próximo dia 30. São três transferências por mês, feitas a cada dez dias (por isso o nome “decêndio”). Se a data cair no sábado, domingo ou feriado, o repasse é antecipado para o primeiro dia útil anterior. O dinheiro das prefeituras é creditado pelo Banco do Brasil.
O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios e ajuda a custear despesas obrigatórias, como o pagamento de servidores públicos e da Previdência, além de outras melhorias para a população.
De acordo com Roniverton Marcelo Alves Pereira – o "Rony" – prefeito de Ipuã (SP), esse repasse de recursos é de extrema importância.
SONORA: Roniverton Marcelo Alves Pereira, prefeito de Ipuã (SP)
"O FPM para Ipuã é de extrema importância. Por ser uma cidade pequena, de 15 mil habitantes, é o principal recurso que a gente tem do recurso do governo federal, e com ele é que a gente dá manutenção na cidade, gera oportunidades para os ipuanenses, e que banca despesa com servidores, e serviços públicos - tanto da Saúde, quanto da Educação.”
LOC: O FPM - Fundo de Participação dos Municípios - é uma fonte de recursos pela qual a União Federal distribui aos municípios brasileiros 22,5% do dinheiro que arrecada através do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Cada prefeitura recebe uma quota, que corresponde, principalmente, ao número de habitantes - entre outros fatores.
Reportagem: José Roberto Azambuja