LOC.: O Governo Federal vai repassar 18 mil reais à cidade de Santa Izabel do Oeste, no Paraná, que foi atingida por enxurradas.
Os recursos serão usados na recomposição do muro de uma escola que foi danificado pelo desastre natural. As enxurradas afetaram cerca de mil e setecentos moradores do município.
Recentemente, outras quatro cidades paranaenses também receberam recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de defesa civil. São elas: Rondon, Cruzeiro do Oeste, Ourizona e Alvorada do Sul.
Com esse repasse para Santa Izabel do Oeste, a Defesa Civil Nacional já liberou mais de um milhão e seiscentos mil reais para apoiar os municípios do Paraná atingidos pelas fortes chuvas dos dias 22 a 24 de outubro.
Em todo o Brasil, estados e municípios podem solicitar recursos do MDR para ações de resposta a desastres naturais, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como deve ser feito o pedido.
TEC./SONORA: Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional
“Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados.”
LOC.: Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim